O Homem Vitruviano – Leonardo da Vinci

O Homem Vitruviano – Leonardo da Vinci

O “Homem Vitruviano” é uma obra de 1490 e que foi primeiramente baseada numa obra mais antiga sobre arquitetura do famoso Vitrúvio e que faz menção às proporções divinas perfeitas, portanto este homem seria o ideal humano; toda a obra tem proporções baseadas no número ‘phi’ (1,618) que os gregos difundiram.

Para a filosofia a figura mostra mais que as proporções perfeitas, pois está repleta de símbolos, a figura presente na obra está dentro de um círculo e de um quadrado que tem relação com a numerologia sagrada, o círculo como símbolo da divindade e o quadrado símbolo da manifestação na matéria a partir da divindade.

A figura humana está totalmente integrada à estas figuras geométricas, demonstrando a relação do homem com o universo, o macrocosmo aqui como o universo e o microcosmo como o homem totalmente integrados.

A figura na posição de braços abertos longitudinais ao corpo formam uma cruz latina, símbolo da verticalização do homem em busca do sagrado com um trabalho na matéria (horizontal).

Desta maneira o Homem Vitruviano é um pentagrama, que é um símbolo estelar de cinco pontas representando o homem e sua relação também com os quatro elementos (terra, água, ar e fogo) que por sua vez tem relação com os quatro corpos da Personalidade e a cabeça como o elemento racional da Tríade que traz o poder de discernimento adquirido pela obtenção de conhecimento.

projeto_olhar_filosofico

 

Este trabalho faz parte do projeto Olhar Filosófico, uma das atividades de nosso Museu Clio.

7 Comments

  1. Muito bom!

  2. muito otimo

  3. Muito lindo
    Parabéns serumaninhos Vitruvianos

  4. Temática extraordinária! Profunda e objetiva.

  5. horrorosamente bom falou de tudo e mais um pouco

  6. Desejamos saber mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela Academia

  7. Olá!
    Deixo aqui um convite para vir conhecer nosso espaço na Rua Pedro Setti, 340 – SBC/SP. Teremos o prazer de mostrar todo o espaço e informar sobre os cursos e atividades.
    Na sexta (10/2) teremos a palestra “Como educar nossos filhos”, assim poderá conhecer melhor.
    Um abraço!

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *