O Homem Vitruviano – Leonardo da Vinci

O Homem Vitruviano – Leonardo da Vinci

O “Homem Vitruviano” é uma obra de 1490 e que foi primeiramente baseada numa obra mais antiga sobre arquitetura do famoso Vitrúvio e que faz menção às proporções divinas perfeitas, portanto este homem seria o ideal humano; toda a obra tem proporções baseadas no número ‘phi’ (1,618) que os gregos difundiram.

Para a filosofia a figura mostra mais que as proporções perfeitas, pois está repleta de símbolos, a figura presente na obra está dentro de um círculo e de um quadrado que tem relação com a numerologia sagrada, o círculo como símbolo da divindade e o quadrado símbolo da manifestação na matéria a partir da divindade.

A figura humana está totalmente integrada à estas figuras geométricas, demonstrando a relação do homem com o universo, o macrocosmo aqui como o universo e o microcosmo como o homem totalmente integrados.

A figura na posição de braços abertos longitudinais ao corpo formam uma cruz latina, símbolo da verticalização do homem em busca do sagrado com um trabalho na matéria (horizontal).

Desta maneira o Homem Vitruviano é um pentagrama, que é um símbolo estelar de cinco pontas representando o homem e sua relação também com os quatro elementos (terra, água, ar e fogo) que por sua vez tem relação com os quatro corpos da Personalidade e a cabeça como o elemento racional da Tríade que traz o poder de discernimento adquirido pela obtenção de conhecimento.

projeto_olhar_filosofico

 

Este trabalho faz parte do projeto Olhar Filosófico, uma das atividades de nosso Museu Clio.

10 Comments

  1. Muito bom!

  2. muito otimo

  3. Muito lindo
    Parabéns serumaninhos Vitruvianos

  4. Temática extraordinária! Profunda e objetiva.

  5. horrorosamente bom falou de tudo e mais um pouco

  6. Desejamos saber mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela Academia

  7. Olá!
    Deixo aqui um convite para vir conhecer nosso espaço na Rua Pedro Setti, 340 – SBC/SP. Teremos o prazer de mostrar todo o espaço e informar sobre os cursos e atividades.
    Na sexta (10/2) teremos a palestra “Como educar nossos filhos”, assim poderá conhecer melhor.
    Um abraço!

  8. É muito importante termos acesso a essa cultura para esclarecimento e conscientização da nossa praxe como formadora de opinião.

  9. Muito importante para entender a decadência cultural e como o humanismo se corrompeu em falso humanismo que ao final deságua na política e ciência materialistas e cientificistas vistas hoje.

    Basta notar como em outros sites o círculo e o quadrado são meramente figuras geométricas sem valor simbólico, conhecimento de que foram e somos destituídos através da hegemonia cultural atual.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *