Alimentação Saudável nas Festas de Fim de Ano

Alimentação Saudável nas Festas de Fim de Ano

Com a chegada do final do ano, grande parte das pessoas começa a se preparar para as inúmeras festas tradicionais. Muitas vezes, o verdadeiro sentido da comemoração é esquecido, de modo que o foco acaba por se direcionar às compras, aos presentes, às roupas,  às bebidas ou ainda aos alimentos que serão servidos durante a celebração.

É muito comum que nesse momento do ano, com a proximidade das férias e do verão, as pessoas estejam fazendo ou pensando em  dietas para emagrecer, porém, em dois dias consomem quantidades excessivas de alimentos ricos em açúcares e gorduras. Isso demonstra que não há um investimento em reeducar os hábitos, mas sim que existe apenas uma mudança passageira, que tem como foco a estética e não necessariamente a saúde.

Após as semanas de festas, a mídia nos bombardeia com novas “dietas milagrosas” e “dietas desintoxicantes”, já que entupimos o nosso corpo com uma quantidade de alimentos e bebidas muito maior do que a necessidade e a capacidade de digestão que apresentamos.

Portanto, fique atento às orientações abaixo para evitar danos desnecessários ao seu organismo:

  • Planeje-se! Combine entre as pessoas o que cada um vai levar e prepare quantidades de acordo com o número de participantes.
  • Faça as suas refeições no dia da ceia normalmente, inclusive as intermediárias.
  • Evite “beliscar” enquanto prepara algum prato. Com os “beliscos” perde-se a noção da quantidade consumida dos alimentos.
  • Enquanto não chega a hora da ceia evite “beliscar” muitas castanhas, nozes e frutas secas. Apesar de serem ótimas para a saúde, são muito calóricas.
  • Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante a ceia. O desespero e o desejo de todas aquelas comidas deliciosas nos leva a comer rápido para comermos mais. Portanto, mastigue bem para sentir o sabor dos alimentos.
  • Não abuse nas quantidades. Nem dos salgados e nem dos doces. Muitas pessoas dizem que “é só um dia no ano”, mas grande parte dos alimentos preparados na ceia nós também temos disponível durante o ano inteiro.
  • Cuidado com a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos, principalmente no jantar. O corpo está mais apto à digestão durante o dia. À noite, escolha alimentos mais leves como saladas sem maionese, pouca (ou nenhuma) carne e frutas. Deixe as carnes mais gordas e as sobremesas à base de leite e de chocolate para o almoço.
  • Nas sobremesas, utilize sempre as frutas da época, pois são baratas e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nectarina, nêspera e pêssego. Picolés de fruta e sorvetes à base de iogurte também são boas escolhas.

Aproveite esse momento para resgatar o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo, cumprindo suas promessas de melhora e de maiores responsabilidades a partir de agora!

Boas Festas!

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *