Afinal, o que é Filosofia?

Afinal, o que é Filosofia?

Em nosso contexto diário e para muitas pessoas, a Filosofia tornou-se sinônimo de algo distante e sem muita utilidade. No entanto, foi por intermédio dela que as grandes mentes chegaram a um passo significativo na história humana.

Entenda mais sobre a Filosofia e também sobre como ela pode mudar a sua vida:

 

O que é Filosofia?

A Filosofia é uma ferramenta única e capaz de nos conduzir às respostas para tudo aquilo que buscamos.

A etimologia da palavra “Filos” indica “buscador” ou “aspirante”, ao passo que “Sophia” representa a sabedoria. Assim, o filósofo – isto é, o buscador da sabedoria – é um indivíduo que procura se contextuar no Universo e perante suas Leis, visando resgatar o conhecimento sobre quem de fato somos, de onde viemos, para onde vamos e para que servem a vida e todas as coisas que nos cercam.

 

Qual a sua Importância?

É através da Filosofia que podemos sair da imensa crise social e moral em que estamos inseridos: os preceitos filosóficos possibilitam ao homem uma amplitude de sua consciência, de forma que este pare de agir somente sobre os efeitos e passe então a agir sobre as causas das questões que têm levado a sociedade ao sofrimento e ao desespero.

A violência, a corrupção, a depressão, a solidão, a dor da perda de uma forma geral, como diversos outros malefícios, não são causas, mas sim efeitos de nossa incapacidade de amar e de agir de maneira moralmente correta.

Por isso, afirmamos que a Filosofia tem a função de nos conduzir, sobretudo ao resgate de nossa autoestima, além de nos recolocar socialmente como homens livres e independentes.

3 Comments

  1. obrigada me ajudou muito

  2. valeu por suas resposta ai ;->

Trackbacks/Pingbacks

  1. Academia de Filosofia | Jornal Filosófico: Edição nº 01 - [...] Afinal, o que é Filosofia? [...]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *